sexta-feira

Como cuidar da pele na fase turbulenta da adolescência



A pele é o órgão que mais sofre com a explosão de hormônios que acontece na adolescência. Daí começam a aparecer as horrorosas acnes e espinhas, a pele fica seca ou oleosa demais e acontece tudo o mais que faz você se sentir uma patinha feia… Mas cuidar direitinho da pele pode evitar tudo isso (e mais um pouco).
Limpeza e Esfoliação
A poluição e a sujeira contaminam a pele e entopem os poros, o que contribui para o nascimento da acne. Por isso, a higienização do rosto deve ser diária. No banho, utilize sabonetes específicos para sua pele e use esfoliantes suaves uma ou duas vezes por semana.
Make-up
Usar maquiagem não estraga a pele. O que não pode é dormir com o make, o que pode causar o aparecimento de espinhas, cravos e até o envelhecimento precoce da pele (e isso não é papo de vó, hein!).
Alimentação
O cuidado com a pele começa de dentro para fora, então, tenha uma dieta saudável que inclua frutas, legumes e muita água, que é fundamental para uma pele bonita e hidratada (dá uma olhada na matéria aí do lado). Dica: prefira comer frutas com casca, que ajudam no funcionamento do intestino.
ZzzZZzZ
Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico de beleza para a pele. Além disso, repõe as energias do corpo (e dá para sonhar com o Justin Bieber). Durma pelo menos oito horas por noite.
Xi, apareceu uma espinha!
Nem pense em espremê-la! Utilize um produtinho próprio com fórmula secativa, que vai tirar a vermelhidão e fazer a espinha secar rapidinho.
Fonte: revista atrevidinha

DICAS PARA UMA PELE SAUDÁVEL

Cinco atitudes que são verdadeiros pecados quando
o assunto é pele e adolescência
1 – Nunca apertar ou manipular cravos e espinhas, isso pode aumentar a infecção no local e favorecer a formação de cicatrizes ou manchas
2 – Jamais tomar sol sem proteção, as lesões inflamadas podem se transformar em manchas difíceis de tratar e eliminar
3 – Não usar maquiagem em excesso ou dormir sem lavar o rosto, esse hábito deixa os poros “tampados” e contribui para a formação ou piora dos cravos e espinhas
4 – Jamais fazer limpeza de pele com alguém que não seja um profissional habilitado (a melhor opção são as esteticistas de clínicas dermatológicas, pois são orientadas por médicos), já que a manipulação incorreta da pele aumenta as infecções e a formação de manchas e cicatrizes
5 – Ainda não há nada comprovado, mas o melhor é reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico como doces, chocolates, pães, biscoitos, bolachas recheadas, macarrão e arroz branco. Eles disparam a insulina, que por sua vez estimula o hormônio cortisol que tem ligação direta com as glândulas sebáceas
Fonte: Mulher uol