quarta-feira

Além da aparência


Você está em dia com a moda? Até que ponto deve se preocupar com ela?
Na verdade, você não deve se preocupar em andar na moda, mas sim em se vestir bem, o que não significa usar roupas caras, de marcas famosas. Significa vestir-se adequadamente e com decência.O traje é muito importante. É o que primeiro aparece na pessoa. É como se fosse o papel do presente. E, entre um presente embrulhado de qualquer maneira e outro com um pacote feito com arte, com papel colorido, laços e fitas, qual deles você abriria antes? Pode ser até que o valor do primeiro presente seja maior que o do segundo, mas o invólucro chama logo a atenção e desperta a curiosidade.O mesmo acontece com as pessoas: a primeira impressão que causam é a do todo, do visível. É claro que o mais importante é o interior, mas esse só se conhece depois de certo tempo. Sendo que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, ele deve estar sempre limpo e bem arrumado. Quando pensamos em trajes, logo nos vem à mente algumas características que devem ser observadas nos trajes de um adolescente cristão. Vejamos quais são elas.
1. Adequação

Cada lugar pede um traje, cada traje tem o seu lugar. Pessoas que sabem se vestir têm a roupa separada para cada ocasião e lugar. Para a escola, o uniforme. Para ficar em casa, as roupas mais simples, mais usadas e que permitem ficar mais à vontade. Para os passeios, as roupas do tipo esporte. Para as festas, as roupas mais finas, mais novas e sofisticadas. Para a igreja, o melhor! Ainda que simples, sem luxo (a igreja não é passarela de moda), mas que seja a roupa digna de nos apresentarmos diante de Deus. Assim como não se vai à praia com roupa de festa, também não se vai à igreja com roupas próprias para ir à praia.
2. Bom gosto

Bom gosto é a arte de combinar cores, modelos e acessórios. Há gente que se veste com roupas finas e caras, mas com muito mau gosto. Você não precisa ter roupas caras ou novas para se vestir bem. Basta que observe se a cor da camiseta, por exemplo, combina com a cor da calça, se o que está vestindo pede um par de tênis ou um par de sapatos.
3. Decência


Aqui está um cuidado especial que todo adolescente cristão deve ter: o de trajar-se com decência. Roupas muito apertadas, colantes, que mostrem todas as formas do corpo, além de provocarem olhares maliciosos, tornam-se deselegantes. E, no caso das garotas, o mesmo acontece com roupas transparentes, excessivamente curtas, com decotes exagerados e que deixam aparecer partes do corpo, como por exemplo a barriga.
A decência cristã também precisa ir às praias. Não vejo motivos para uma adolescente cristã usar roupas de banho minúsculas. Ao contrário, acho que elas são indecentes e impróprias para quem deve ser diferente. O mesmo se aplica ao rapaz cristão. Afinal, independente do sexo, todos nós temos que ser sal e luz do mundo.
4. Limpeza e bom trato
O bom gosto no vestir também inclui limpeza e o bom trato do seu corpo e das suas roupas. Como é agradável ver uma pessoa com um corpo bem tratado pelo banho diário, unhas aparadas e limpas, cabelos lavados e sempre penteados, vestida com roupas limpas, passadas e costuradas. É muito feio sair com roupas descosturadas, com falta de botões ou bainhas despregadas. Creio que o Espírito Santo não gosta de habitar num corpo sujo e descuidado.
E a moda? Andar na moda não é o mais importante. Principalmente porque andar sempre na moda custa muito caro, uma vez que ela passa por constantes mudanças, e poucas pessoas conseguem acompanhá-la sem dificuldades. Até que se consiga o dinheiro para comprar o último modelo de sapato, já foi lançado outro diferente.

Um outro fator que precisa ser levado em conta é que nem sempre o que está na moda é bonito ou fica bem em nós. Às vezes, só para acompanhar a moda, pode-se cair no ridículo.
O mais prático é usar o clássico, aquilo que não sai de moda. Roupas clássicas são sempre bonitas, discretas e atuais.
Ao comprar uma roupa, você pode cuidar para que esteja de acordo com a moda, levando em conta a cor que está sendo mais usada, o modelo, o tecido e até os acessórios que ela pede. Mas que isso não se torne uma obsessão, nem motivo de frustração se você não puder acompanhar a moda. Lembre-se de que o importante é você se vestir de modo adequado, com bom gosto, decência, limpeza e bom trato.

Por último, mais uma recomendação: Cuide bem da sua aparência, mas não descuide um só instante do seu interior, pois é nele que Deus está mais interessado. Veja o que diz a Bíblia: “…o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16.7